Tradição e origem dos bonecos gigantes de Olinda


Segundo a Embaixada de Pernambuco Bonecos Gigantes de Olinda, a tradição de construir bonecos gigantes surgiu na Europa, provavelmente na Idade Média, sob a influência dos mitos pagãos escondidos pelos temores da Inquisição. Chegaram ao Brasil com os portugueses, desfilando inicialmente em procissões e festividades religiosas, e em Pernambuco através da pequena cidade de Belém do São Francisco no sertão do estado, pela vontade de um jovem sonhador que ouvia atento as narrativas de um padre belga sobre o uso de bonecos nas festas religiosas da Europa.


Em Olinda, Pernambuco, a brincadeira começou com O Homem da Meia-Noite, em 1932. Segundo o conhecimento popular, todos os dias, exatamente à meia-noite, um homem alto e muito bonito seguia a pé pela Rua do Bonsucesso. Ele fazia sempre o mesmo caminho. Depois de um certo tempo, as moças da rua descobriram a rotina dele e passaram a esperar, escondidas, atrás das janelas, para admirar o belo homem que atravessava a rua. A fama desse costume foi se espalhando e virou uma brincadeira de carnaval. Fizeram um boneco bem grande, todo bonito e elegante, de terno, gravata e chapéu, para passar à meia-noite, começando a festa de carnaval, na sexta-feira. Até hoje, acredite, o boneco faz o mesmo percurso do Homem da Meia-Noite. Depois dele, surgiram a Mulher do Meio-Dia em 1937, e em 1974 o Menino da Tarde.


Quem curte o carnaval de Olinda guarda sempre na lembrança os belos monumentos históricos, as diversas ladeiras, o calor das massas e o som contagiante do frevo. Mas o que mais chama a atenção dos foliões são os bonecos gigantes. Eles sempre saem acompanhados por uma orquestra de metais e chegam a medir três metros e meio de altura e pesam, em média, 35 quilos. Atualmente, os bonecos permanecem em exposição, o ano inteiro, na Embaixada de Pernambuco Bonecos Gigantes de Olinda, localizada na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. Vale a pena conferir de perto toda a beleza desses grandões! Gostou do post, achou interessante? Então deixe o seu comentário, ele é muito importante!

Veja Também:



Post Top

0 comentários:

Postar um comentário

 






Política de Privacidade - Blog do Herói Oficial
© 2016 - 2017 - Todos Os Esquerdos Reservados - Blog do Herói - Editado Por Oscar Tigre
Comprar Seguidores Para Instagram