8 coisas que usamos inventadas pela NASA


Graças à quantidade de pesquisas e de novas tecnologias inventadas pela NASA, muitas coisas puderam ser usadas em nosso dia a dia, facilitando e muito a vida de todos. Selecionamos apenas oito delas que talvez você não sabia que a agência americana inventou. Confira abaixo 8 coisas que usamos inventadas pela NASA!

1. Espuma Inteligente


Foi criada para diminuir o impacto durante o pouso, mas hoje é utilizada em travesseiros, colchões, na parte interna de capacetes e estofados em geral.

2. Termômetro de Ouvido


A Diatek, empresa americana pioneira na fabricação desse tipo de termômetro, desenvolveu o Termômetro de Ouvido para diminuir o tempo da medição de temperatura dos pacientes em hospitais, e usou como base, na época, a tecnologia da NASA de medir a temperatura das estrelas por raios infravermelhos.

3. Palmilha de Tênis


As roupas espaciais projetadas para as missões Apollo incluía botas especiais feitas para proporcionar um salto nos passos dos astronautas ao mesmo tempo em que forneciam ventilação. As empresas de calçados esportivos adotaram essa tecnologia para construir tênis melhores, que absorvem o impacto nos pés e pernas. As palmilhas inspiradas nas botas lunares distribuem o peso e causam menos dores.

4. Ferramentas Sem Fio


Essa tecnologia é a mesma que os astronautas usaram na lua para obter amostras de rochas e solo, mas a Black & Decker já havia inventado as primeiras ferramentas à pilha em 1961. A pesquisa relacionada da NASA, no entanto, ajudou a redefinir a tecnologia que levou a instrumentos médicos leves e sem fio, aspiradores de pó e outras ferramentas.

5. Lentes Que Não Arranham


Em 1972, a vigilância sanitária dos EUA exigiu que as lentes dos óculos fossem de plástico, para evitar estilhaços ao quebrarem, e não de vidro. Mas as lentes de plástico desprotegidas arranham com muito mais facilidade, prejudicando a visão do usuário. A NASA, com o objetivo de proteger o capacete dos astronautas da poeira espacial, desenvolveu um revestimento que impede o arranhão nas lentes.

6. Telecomunicação de Longa Distância


Durante as missões espaciais, a NASA colocou em órbita vários satélites que informavam as pessoas como era o espaço sideral. Com essa tecnologia, a comunicação ficou sem fronteiras e hoje podemos conversar, em tempo praticamente real, com um amigo em qualquer lugar do mundo. Esse não é um crédito exclusivo da NASA, mas foi graças a ela que hoje podemos desfrutar de uma comunicação a quilômetros. 

7. Aparelhos Ortodônticos Invisíveis


Eles são feitos de TPA (Alumina Translúcida Policristalina) e foram desenvolvidos pela empresa Ceradyne em conjunto com o Centro de Pesquisa de Cerâmica Avançada da NASA. O material foi feito para proteger as antenas infravermelhas dos rastreadores de mísseis termo-guiados, e hoje é utilizado em aparelhos dentários.

8. Detector de Fumaça Ajustável


Os engenheiros da NASA quando estavam projetando a Skylab nos anos 70, a primeira estação espacial americana, precisavam saber se um incêndio havia começado ou se gases venenosos estavam sendo liberados dentro da espaçonave e em parceria com a Honeywell Corporation, inventaram o primeiro detector de fumaça ajustável com diferentes níveis de sensibilidade para prevenir falsos alarmes.

Veja Também:


Post Top

0 comentários:

Postar um comentário

 






Política de Privacidade - Blog do Herói Oficial
© 2016 - 2017 - Todos Os Esquerdos Reservados - Blog do Herói - Editado Por Oscar Tigre
Comprar Seguidores Para Instagram