O Mecanismo talvez seja uma das séries mais polêmicas da Netflix na atualidade. Mesmo tendo um nível a mais de dramatização a série brasileira mostra os bastidores da investigação de um dos maiores escândalos de corrupção da história do Brasil.
A série foi criada pelo mestre José Padilha, o mesmo criador de Narcos e Tropa de Elite, com o roteiro de Elena Soares. Segundo eles, a série da Netflix (O Mecanismo) é uma obra de ficção inspirada livremente em eventos reais da maior operação da Polícia Federal do Brasil denominada de Lava Jato.
Personagens, situações e outros elementos de O Mecanismo foram adaptados para efeitos dramáticos. Deve ser por esse motivo que muita gente ficou confusa ao assistir O Mecanismo. Separamos os principais personagens da série para você saber de fato quem são eles na realidade. O Mecanismo: quem é quem na série de ficção da Netflix e na vida real.
1 – Na vida real – Delegada Erika Mialik Marena | Na série – Delegada Verena Cardoni
2 – Na vida real – Ex-Presidente Dilma Rousseff | Na série – Ex-Presidente Janete Ruscov
3 – Na vida real – Juiz Sérgio Moro | Na série – Juiz Paulo Rigo
4 – Na vida real – Policial Federal Aposentado Gerson Machado | Na série – Delegado Marco Ruffo
5 – Na vida real – Doleiro Alberto Youssef | Na série – Doleiro Roberto Ibrahim
6 – Na vida real – Ex-Presidente Lula | Na série – Ex-Presidente João Higino
7 – Na vida real – Presidente Michel Temer | Na série – Vice-Presidente Samuel Thames
8 – Na vida real – Empresário Marcelo Odebrecht | Na série – Empresário Ricardo Brecht
9 – Na vida real – Ex-Diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa | Na série – João Pedro Rangel
10 – Na vida real – Senador Aécio Neves | Na série – Lúcio Lemes
Além das modificações dos nomes dos personagens na série O Mecanismo, José Padilha e Elena Soares alteraram os nomes das empresas e dos outros envolvidos no maior escândalo de corrupção do Brasil. Petrobras é Petrobrasil. PT (Partido dos Trabalhadores) é PO (Partido dos Operários). Bueno Engenharia é Galvão Engenharia. Miller & Bretch é a Empresa Odebrecht. O TCG é UTC. OSA é OAS. Estruturax é Toyo Setal. Carvalho Correa é Camargo Correa.
Nem mesmo a polêmica edição da Revista Veja ficou de fora da série O Mecanismo. José Padilha pensou em tudo e fez o maior esforço para não deixar nada de fora. A Revista Veja é a Revista Leia na Netflix. Por questões legais a Polícia Federal virou Polícia Federativa, visto que usar o nome do departamento na íntegra exigia um termo que daria acesso ao processo de criação e a possíveis interferências na trama.
Divirta-se ainda mais:
As histórias reais por trás dos mitos das princesas da Disney
As princesas herdeiras de trono real mais bonitas do mundo
Os personagens do filme Harry Potter segundo J. K. Rowling
As atrizes lindas que sacrificaram a beleza pelo personagem
Os erros da série La Casa de Papel que talvez você não notou