Incríveis descobertas do Egito Antigo
Home Curiosidade As maiores descobertas do Egito Antigo da história moderna

As maiores descobertas do Egito Antigo da história moderna

Blog do Herói
Publicado: Atualizado: 0 Comentário 2k Views 6 Minutos

Incríveis descobertas do Egito Antigo

Por mais de três mil anos uma das civilizações mais prósperas da antiguidade se desenvolveu ao longo do Rio Nilo. O Egito Antigo é famoso pelas construções majestosas e por mistérios que por vários anos de pesquisa ainda não conseguiram solucionar. Desde o início do século vinte escavações nos locais do Egito Antigo tentam montar as peças dos enigmas dessa civilização.

Os faraós do Egito Antigo foram responsáveis pela construção de monumentos e túmulos bem elaborados, para guardar os tesouros valiosos. Entre as tumbas e pirâmides antigas, várias riquezas reveladas trazem fascinantes descobertas que permitem vislumbrar como era o Egito Antigo naquela época. Confira as incríveis descobertas do Egito Antigo que deixarão você fascinado.

1 – Vale das Múmias de Ouro

Incríveis descobertas do Egito Antigo

As múmias são, sem dúvida, um dos aspectos mais conhecidos sobre as tradições do Egito Antigo. Para garantir uma boa vida após a morte, os egípcios preservavam os próprios corpos e pertences valiosos dentro das tumbas. Por isso muito dos sarcófagos do Egito Antigo foram saqueados ao longo dos anos por ladrões que buscavam os objetos de ouro deixados enterrados.

Uma das maiores descobertas arqueológicas do Egito Antigo foi de um cemitério de múmias de quase 3 quilômetros de extensão que, por causa do ouro e tesouros encontrados em alguma das tumbas, tornou o local conhecido como Vale das Múmias Douradas. Uma das múmias ganhou o posto de múmia mais adornada com ouro que se tem notícia. A múmia era da esposa de um dos governadores e era dona de mais de 100 amuletos de ouro. Uma curiosidade sobre o vale é que ele só foi descoberto quando um burro ficou preso em um buraco no topo do teto de uma das tumbas em 1996.

2 – Obelisco Inacabado

Incríveis descobertas do Egito Antigo

Os obeliscos do Egito Antigo são importantes marcos históricos visitados pelos turistas ao redor do mundo. Apesar da maior parte dos obeliscos mais famosos se encontrarem na Europa, grande parte deles foi transportada do Egito Antigo quando os romanos dominaram essa civilização. O obelisco de Luxor, por exemplo, foi um presente exótico dado pelos egípcios ao rei Carlos X, na tentativa de fazer aliança diplomática com a França.

Para os egípcios primitivos, os obeliscos do Egito Antigo eram um monumento voltado para cultuar o Sol e, por esse motivo, deveriam ser perfeitos, sendo esculpidos a partir de um único bloco de pedras, sem nenhuma fissura. O obelisco inacabado de Aswan, foi uma das tentativas egípcias de levantar um obelisco no Egito Antigo e, por causa do rompimento da pedra, a escultura foi completamente abandonada.

Porém, graças ao abandono da pedra, os estudiosos puderam descobrir como eram feitos os obeliscos no Egito Antigo, servindo de base para entender outras construções dessa civilização.

3 – Templo de Abu Simbel

Incríveis descobertas do Egito Antigo

Após um breve período monoteísmo no Egito Antigo, implementado pelo faraó Akhenaton, o templo de Abu Simbel foi levantado para evidenciar a superioridade perante as antigas civilizações e retomar a cultura politeísta dos antigos Egípcios. No templo era possível encontrar representações dos deuses principais e pinturas do antigo faraó.

O local original do templo no Egito Antigo era próximo ao lago Nasser. Porém, por causa da ameaça de possíveis inundações do rio, que alagariam as obras, foi decidido em 1960 pela UNESCO que os monumentos deveriam ser transportados para uma região mais alta, preservando o templo e seus monumentos.

4 – KV 17 – A Mais Longa Das Tumbas

Incríveis descobertas do Egito Antigo

O antigo faraó Seti foi o segundo faraó da 19º dinastia. Ele governou o Egito Antigo entre 1291 e 1278 a.C., morrendo aos 40 anos por motivos ainda desconhecidos. A tumba KV 17 foi construída para Seti, formando um dos locais mais impressionantes do Egito Antigo.

A tumba se encontra no chamado Vale dos Reis, onde diversos outros locais de sepultamento foram descobertos. No entanto, a tumba do faraó Seti é a maior e mais extensa tumba do Egito Antigo, com quase 138 metros de amplitude, 7 corredores e 10 câmaras. Muitos desses locais só foram descobertos em 2008.

O mais intrigante sobre a morte do faraó Seti é que o corpo dele não está na extravagante KV-17, mas sim em uma outra tumba simples, DB320. Segundo os arqueólogos, a múmia foi escondida em outra tumba para evitar que o corpo do faraó fosse roubado.

5 – Deir El Medina – A Vila Operária

Incríveis descobertas do Egito Antigo

As grandes construções do Egito Antigo foram criadas a partir de um trabalho árduo dos operários dos faraós. Ao contrário do que se espera, a maior parte das construções do Egito Antigo foram feitas por trabalhadores assalariados e não por escravos. Esses trabalhadores recebiam o pagamento em grãos e tinham vários benefícios como plano de saúde.

Para trazer maior agilidade nas construções do Egito Antigo, foi criada uma vila para os operários onde o governo fornecia casas de tamanhos variados para todos os artesãos, pintores e demais operários das antigas construções. Deir El Medina é uma vila egípcia criada próxima ao vale dos reis, que chegou a ter uma área de 5600 m², com mais de 68 casas de tamanhos diversos.

A vila forneceu diversas cartas e outros registros da vida cotidiana dos egípcios e foi abandonada por volta de 1110 A.C, devido às crescentes ameaças de ataques líbios. Achou o post interessante? Então confira mais curiosidades.

Divirta-se ainda mais:

10 mulheres militares que podiam se tornar capas de revista

10 pessoas que poderiam fazer o papel de animação clássica

10 galãs do cinema e suas aparências nos últimos vinte anos

10 atores ícones do cinema de filmes clássicos de Hollywood

10 séries para assistir já que Game of Thrones chegou ao fim

Ajude o blog com o seu importante comentário e com a sua valorosa participação visitando outras páginas do nosso simples site do entretenimento. Quanto mais tempo você passar navegando pelo nossos artigos e quanto mais páginas você visitar, melhor será para o blog, ajuda bastante a gente. Se você realmente gosta do que publicamos, dê essa força para que possamos continuar motivados e dispostos a fazer outros posts como este do Egito Antigo e fazer da Internet um lugar melhor.

Fonte: Canal Mais Curiosidades

Acompanhantes SP Capital

Postagens Relacionadas

Deixar Comentário

*Ao usar o formulário, você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.