A história de Lilith – A Eva não foi a primeira mulher de Adão

Lilith, a primeira mulher de Adão

De acordo com o mito e com o site Respostas Bíblicas, Deus criou primeiro Adão e Lilith do pó da terra. Assim a primeira mulher não foi Eva, e sim Lilith. Ela foi criada da mesma forma de que Adão, por isso exigia igualdade e não aceitava ser dominada pelo marido. A briga entre Adão e Lilith se tornou tão grande que ela tomou o nome de Deus em vão e abandonou o Jardim do Éden.

Deus enviou três anjos para convencê-la a voltar para o Éden e se submeter a Adão, ela escolheu rejeitar a reconciliação, por isso se tornou um demônio. Adão ficou sozinho e triste, Deus então criou Eva para ser a eterna companheira do primeiro homem. Diferente de Lilith, Eva aceitou a posição de submissão ao marido.

Algumas histórias ainda acrescentam que Lilith foi a serpente que convenceu Eva a comer do fruto proibido (nunca foi uma maça, o homem invetou essa história). Ela tinha ciúmes de Eva e Adão, por esse motivo decidiu destruí-los, levando-os a pecar.

Lilith na Bíblia Sagrada

Não há nada na Bíblia Sagrada que sugere que a história seja verdadeira. O relato da criação em Gênesis somente fala sobre um homem e uma mulher: Adão e Eva. Eles foram criados para complementar um ao outro (Gênesis 1:27; Gênesis 2:18). Não há razão, portanto, para crer que houve outra mulher antes de Eva.

A única possível referência que existe é em Isaías 34:14. Nessa passagem a palavra hebraica traduzida como criaturas noturnas é parecida com Lilith. A criatura mencionada representa um monstro ou uma criatura da noite, que assombraria a terra de Edom depois da destruição. Todas as criaturas nessa passagem são símbolos da desolação de Edom. Como o texto é simbólico, não podemos dizer de certeza se essa criatura existe ou se é uma lenda.

A referência à Lilith no livro de Isaías foi escrita muito tempo antes de surgirem os mitos sobre a mulher que existiu antes de Adão. Não há nenhuma ligação, portanto, entre as duas histórias, exceto o nome.

De acordo com os especialistas no assunto, o mito de Lilith não acrescenta nada de útil à história da Bíblia nem tem nenhum ensinamento Sagrado. Na verdade até contradiz a Bíblia. Ela diz claramente que a serpente que enganou Eva era o diabo (Apocalipse 12:9). Não era Lilith.

Outros vídeos curiosos dos quais você poderá gostar:

Bruce Lee, a história que você e muitos ainda não conhecem

O Coringa e as maldições que o personagem sempre possuiu

Os segredos do Google que você precisa conhecer ainda hoje

Como o Titanic foi encontrado 73 anos depois da infelicidade

As coisas incríveis que talvez você jamais tenha visto na vida

Fonte: Você Sabia?


Seguir Blog do Herói

Blogueira frustrada que nunca teve sorte com nada nem nasceu com talento. Agora tenta fazer alguma coisa de útil na vida antes que tudo continue dando errado. Viciada em sexo, série, música, cerveja, livro, homem e bastante putaria. Depois de tudo isso eu ainda sou uma menininha fofa e boazinha. Quer falar com euzinha? Deixe a pergunta e o e-mail nos comentários que eu sempre respondo a todo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.